Encontre o seu médico(a)

Clique Aqui

Uma sociedade que preza
pela qualidade oftalmológica
no Brasil

A Sociedade Brasileira de Glaucoma foi fundada em 1981 pela iniciativa de um grupo de oftalmologistas que, durante uma conversa informal, decidiram organizar uma entidade que tivesse como objetivo principal difundir informações atualizadas a respeito da doença.

Saiba mais >>
A SBG preparou uma página exclusiva de materiais informativos para pacientes. Você encontrará:

Folhetos informativos

Campanhas de conscientização

Dicas e recomendações de oftalmologistas

Arquivos para download

SBGcast

Episódios

Nesse episódio Dr. Renato Germano recebe a Dra. Heloisa Russ para falar sobre duas doenças muito prevalentes na população, o glaucoma e a catarata. Apoio: Bausch + Lomb, Genom Oftalmologia e Glaukos


Nesse segundo episódio Dr. Renato Germano recebe a Dra. Carina Laiola, da Comissão SBG do Bem, para falar sobre o que fazer após o diagnóstico de Glaucoma.


Nesse primeiro episódio do SBG Dicas e Informações sobre Glaucoma, Dr. Renato Germano recebe o atual presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma, Dr. Emílio Suzuki, para falar sobre a divulgação dessa doença tão séria que atinge a população.


Doenças Oculares

Alfabeto

Categorias

A.

Anomalia de Peters

Doença que surge em recém-nascidos na forma de opacidade corneana. Pode estar associada ao glaucoma na infância, sendo necessária uma avaliação cuidadosa do paciente para o correto manejo e diagnóstico.

Doença genética em que a criança nasce com uma ausência total ou parcial da íris (parte colorida do olho). Pode estar associada ao glaucoma na infância, além de outras alterações em demais estruturas oculares. Em alg

Leia mais >>

Atrofia peripapilar

Trata-se de um achado observado ao exame de fundo de olho, no qual o médico oftalmologista percebe uma região próxima ao disco óptico na qual o tecido da retina é mais fino. Pode acontecer em situações como alta miopia

Leia mais >>

Análogos de prostaglandina

São uma classe de medicamentos que podem ser usados para redução da pressão intraocular, atuando no aumentando da drenagem do humor aquoso

Leia mais >>

Atrofia do nervo óptico

É uma condição na qual as células do nervo óptico, responsável por transmitir os sinais visuais para o cérebro, sofre degeneração ou perda tecidual.

Leia mais >>

Agonista alfa adrenérgico

É um tipo de medicamento que age reduzindo a pressão intraocular através da diminuição da produção de humor aquoso (líquido que reveste as estruturas dentro do olho)

Leia mais >>

ALT (Trabeculoplastia com laser de argônio)

Procedimento a laser utilizado no manejo do glaucoma que auxilia na redução da pressão intraocular. Esse laser é direcionado à região responsável pela drenagem do líquido que reveste as estruturas dentro do olho, prom

Leia mais >>

B.

Buftalmo

Significa o aumento do globo ocular. Esse termo é utilizado para caracterizar a aparência típica de um olho com glaucoma congênito

Leia mais >>

Bloqueio pupilar

É um dos mecanismos responsáveis pelo aumento da pressão intraocular em pacientes com glaucoma de ângulo fechado. 

Leia mais >>

Beta bloqueador

Classe de medicamentos que reduzem a pressão intraocular através da diminuição da produção de humor aquoso. 

Leia mais >>

C.

Catarata

Condição na qual a lente natural do olho (cristalino) evolui com opacidade. Está associada ao envelhecimento e pode causar redução da visão. 

Leia mais >>

Curva de pressão intraocular

Exame no qual o médico oftalmologista realiza medidas seriadas da pressão intraocular (PIO). Normalmente a PIO não é constante durante todas as horas do dia e, através desse exame, busca-sel identificar essas variações

Leia mais >>

Corticóides

Classe de medicamentos anti-inflamatórios que podem promover o aumento da PIO em pacientes predispostos.

Leia mais >>

Ciclofotocoagulação transescleral

Tratamento cirúrgico a laser que visa reduzir a pressão intraocular através da redução da produção do humor aquoso.

Leia mais >>

Córnea

Estrutura externa do olho, transparente, responsável por permitir a passagem da luz através da pupila para a retina.

Leia mais >>

Campo visual

Refere-se a extensão do que uma pessoa pode enxergar sem mover os olhos. Pode ser dividido em campo central e periférico, sendo que, habitualmente, à medida que o glaucoma progride, ocorre a redução desse campo.  

<

Leia mais >>

D.

Distrofia endotelial congênita hereditária (CHED)

É uma condição genética que provoca opacidade na córnea em crianças. É um dos diagnósticos diferenciais do glaucoma congênito.

Leia mais >>

E.

Escavação do nervo óptico

Trata-se de uma região do disco óptico que não possui fibras nervosas. O oftalmologista procura por alterações nessa região para determinar se o paciente pode ser suspeito de glaucoma.

Leia mais >>

Estrias de Haab

Nome dado ao achado de estrias que podem ser observadas no exame da córnea de pacientes com glaucoma congênito.

Leia mais >>

Edema de córnea

Significa a presença de água em excesso na córnea, o que pode comprometer sua transparência. Pode ocorrer devido inflamação, trauma ou aumento súbito da pressão intraocular.

Leia mais >>

F.

Facoemulsificação

Nome dado à técnica cirúrgica que utiliza ultrassom para realizar a cirurgia de catarata.

Leia mais >>

G.

Glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA)

Doença na qual ocorre uma perda progressiva de fibras nervosas que, caso não seja tratada, pode levar à cegueira irreversível. A denominação “ângulo aberto” significa que o seio camerular (região responsável pela

Leia mais >>

Glaucoma primário de ângulo fechado (GPAF)

Doença na qual ocorre uma perda progressiva de fibras nervosas que, caso não tratada, pode levar a cegueira irreversível. A denominação “ângulo fechado” significa que o seio camerular (região responsável pela dren

Leia mais >>

Glaucoma congênito primário

Doença na qual a criança apresenta alterações congênitas no seio camerular (região responsável pela drenagem do humor aquoso) que promovem aumento da pressão intraocular.

Leia mais >>

Gonioscopia

Exame no qual o médico oftalmologista avalia se o seio camerular (região responsável pela drenagem do humor aquoso) encontra-se aberto ou fechado, além de outras características anatômicas.

Leia mais >>

Glaucoma neovascular

É um subtipo de glaucoma de ângulo fechado que ocorre de forma secundária a outras doenças oftalmológicas, como retinopatia diabética ou oclusão de veia central da retina.

Leia mais >>

Glaucoma pigmentar

É um subtipo de glaucoma de ângulo aberto que ocorre devido ao acúmulo de pigmento no seio camerular, dificultando a drenagem do humor aquoso.

Leia mais >>

Glaucoma pseudoexfoliativo

É um subtipo de glaucoma de ângulo aberto que ocorre devido acumulo de material fibrilar no seio camerular, dificultando a drenagem do humor aquoso.

Leia mais >>

Glaucoma juvenil

É um subtipo de glaucoma que acomete pacientes após os três anos de idade. Diferente dos pacientes com glaucoma congênito primário, em pacientes com glaucoma juvenil, normalmente os olhos possuem tamanho dentro dos limit

Leia mais >>

GATT

É um tipo de cirurgia minimamente invasiva para glaucoma na qual o cirurgião realiza a remoção da malha trabecular com o objetivo de redução da pressão intraocular facilitando a drenagem do humor aquoso pela via conven

Leia mais >>

H.

Hifema

Nome dado a presença de sangue no segmento anterior do olho

Leia mais >>

Hemorragia de disco

Achado possível de ser observado no exame de fundo de olho de pacientes. Pode estar relacionado a progressão de glaucoma, mas também possui outras causas, como retinopatia diabética.

Leia mais >>

Hipertensão ocular

Termo utilizado quando o paciente apresenta aumento da pressão intraocular sem alterações no disco óptico ou campo visual.

Leia mais >>

I.

Inibidor de anidrase carbônica

Classe de medicamentos usados de forma oral ou tópica para a redução da pressão intraocular através da diminuição da produção de humor aquoso.

Leia mais >>

Iridectomia

Procedimento no qual é feito uma comunicação entre o segmento anterior e posterior do olho através da íris, podendo ser realizado de forma cirúrgica ou com laser.

Leia mais >>

Implante de drenagem

Nome dado a um dispositivo que pode ser implantado no olho de pacientes com glaucoma, permitindo uma nova via para redução da pressão intraocular. Podem ser divididos em valvulados e não valvulados.

Leia mais >>

iStent

É um dos menores implantes médicos existentes e pode ser utilizando em pacientes com glaucoma com o objetivo de auxiliar na redução da pressão intraocular. 

Leia mais >>

J.

K.

L.

Laser para glaucoma

Pode ser usado para realizar diversos procedimentos, como iridectomia, trabeculoplastia e ciclofotocoagulação transescleral, entre outros.

Leia mais >>

M.

Mácula

Região central da retina onde está localizada a fóvea, responsável pela visão central.

Leia mais >>

Miopia

Nome dado ao distúrbio visual no qual o paciente possui dificuldade para enxergar a longas distâncias. Pode ocorrer devido ao aumento no tamanho do globo ocular.

Leia mais >>

Mióticos

Classe de medicamentos que promovem o fechamento da pupila e que, em alguns casos, podem ser utilizados no controle de certos tipos de glaucoma.

Leia mais >>

Megalocórnea

Nome dado ao achado no exame físico do aumento no diâmetro horizontal ou vertical da córnea.

Leia mais >>

MIGS

Significa “microinvasive glaucoma surgery”, ou seja, cirurgia de glaucoma minimamente invasiva. Compreende uma gama de procedimentos que têm como principal objetivo ser procedimentos que levam ao menor dano poss

Leia mais >>

N.

Nervo óptico

Estrutura ocular responsável por transmitir os sinais visuais para o cérebro.

Leia mais >>

O.

OCT (Tomografia de coerência óptica)

Exame que permite o estudo a nível microscópico de diversas estruturas oculares. É um exame complementar que auxilia no diagnóstico e acompanhamento do paciente com glaucoma.

Leia mais >>

P.

Paquimetria

Exame no qual é possível saber a espessura da córnea do paciente.

Leia mais >>

Pupila

Abertura central na íris que permite a passagem da luz

Leia mais >>

Pressão intraocular

Medida utilizada para analisar a tensão dentro do olho.

Leia mais >>

Q.

R.

Retinografia colorida

Exame utilizado para realizar o estudo do disco óptico e camada de fibras nervosas da retina. Útil para fotodocumentação do disco.

Leia mais >>

S.

Síndrome de Sturge Weber

É uma condição médica geralmente identificada pela presença de manchas vermelho-arroxeadas na pele (especialmente no rosto), alterações cerebrais e glaucoma.

Leia mais >>

Seio Camerular

Região anatômica do olho responsável pela drenagem do humor aquoso.

Leia mais >>

SLT (trabeculoplastia seletiva a laser)

Procedimento com laser seletivo utilizado no manejo do glaucoma que auxilia na redução da pressão intraocular. Esse laser é direcionado ao seio camerular, promovendo alterações que facilitam o escoamento do humor aquoso

Leia mais >>

T.

Trabeculectomia

Procedimento cirúrgico utilizado no manejo do glaucoma, no qual o cirurgião confecciona uma fístula para redução da pressão intraocular.

Leia mais >>

Tonometria

Exame por meio do qual é possível aferir a pressão intraocular.

Leia mais >>

Tubo

Outra forma de se referir aos implantes valvulados e não valvulados para glaucoma (para definição ver Implantes de Drenagem)

Leia mais >>

U.

Uveíte

Termo que significa a presença de inflamação de tecidos intraoculares. Essa condição pode estar associada ao aumento da pressão intraocular.

Leia mais >>

V.

Visão periférica

Termo utilizado para definir a região da visão fora do centro, ou seja, o que percebemos sem olhar diretamente.

Leia mais >>

W.

X.

Y.

Z.

Receba as principais novidades sobre Glaucoma no seu e-mail