Quem somos

A SBGzinha

A SBGzinha, sociedade sem fins lucrativos, afiliada à Sociedade Brasileira de Glaucoma, e apoiada pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, fundada neste ano de 2020, pela Dra. Christiane Rolim-de-Moura e pelo Dr. Augusto Paranhos, tem como objetivos:

  • Melhorar os cuidados destinados às crianças que sofrem de glaucoma no Brasil.
  • Promover uma reunião anual, destinada a discussão de casos complexos, divulgação e promoção de pesquisa na área de glaucoma na infância.
  • Promover colaboração internacional entre os membros e com organizações envolvidas no cuidado das crianças.
  • Fornecer apoio aos colegas em formação para atuação na área do glaucoma pediátrico.

A SBGzinha está aberta à participação voluntária dos colegas membros da Sociedade Brasileira de Glaucoma, os quais manejam o Glaucoma na Infância no Brasil. Sugestões, ideias, trabalhos ou colaboração com a disseminação do ensino são ações bem vindas!

Diretoria
Christiane Rolim-de-Moura São Paulo
Presidente da SBGzinha
Ralph Cohen São Paulo
Vice-presidente da SBGzinha
Bruno Leonardo Esporcatte Rio de Janeiro
Diretor científico da SBGzinha
Rodrigo Leivas Lindenmeyer Rio Grande do Sul
Secretário da SBGzinha
Comissão de apoio à Comunidade
Ana Flávia Lacerda Belfort Minas Gerais
Cristiana Ronconi Bahia
Hévila Rolim Rondônia

A SBG

A Sociedade Brasileira de Glaucoma foi criada no início de 1981 pelos Drs. Homero Gusmão de Almeida e José Carlos Reys.

Um pouco antes, no início daquele mesmo ano, após participar do V International Glaucoma Congress, realizado em Orlando, Flórida, o Dr. Homero, estimulado pelo Dr. John G Bellows, presidente do congresso, voltou entusiasmado com a ideia de fundar uma sociedade de glaucoma no Brasil.

Na época apenas dois nomes eram responsáveis por difundir o conhecimento sobre glaucoma no Brasil: os professores Nassim Calixto e Celso Antonio de Carvalho. O Dr. Homero procurou o Dr. Fosé Carlos Reys e combinou-se a estratégia para a fundação: construir representatividade nacional.

A Sociedade Brasileira de Glaucoma foi fundada no dia 21 de outubro de 1981, por ocasião do XXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia, realizado no Recife.


Apoio

sbop

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.