A SBGzinha, sociedade sem fins lucrativos, afiliada à Sociedade Brasileira de Glaucoma, e apoiada pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, fundada neste ano de 2020, pela Dra. Christiane Rolim-de-Moura e pelo Dr. Augusto Paranhos, tem como objetivos:
A SBGzinha está aberta à participação voluntária dos colegas membros da Sociedade Brasileira de Glaucoma, os quais manejam o Glaucoma na Infância no Brasil. Sugestões, ideias, trabalhos ou colaboração com a disseminação do ensino são ações bem vindas!
A Sociedade Brasileira de Glaucoma foi criada no início de 1981 pelos Drs. Homero Gusmão de Almeida e José Carlos Reys.
Um pouco antes, no início daquele mesmo ano, após participar do V International Glaucoma Congress, realizado em Orlando, Flórida, o Dr. Homero, estimulado pelo Dr. John G Bellows, presidente do congresso, voltou entusiasmado com a ideia de fundar uma sociedade de glaucoma no Brasil.
Na época apenas dois nomes eram responsáveis por difundir o conhecimento sobre glaucoma no Brasil: os professores Nassim Calixto e Celso Antonio de Carvalho. O Dr. Homero procurou o Dr. Fosé Carlos Reys e combinou-se a estratégia para a fundação: construir representatividade nacional.
A Sociedade Brasileira de Glaucoma foi fundada no dia 21 de outubro de 1981, por ocasião do XXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia, realizado no Recife.