Gestão 1997 – 1999

<

 Dr. Riuitiro Yamane

Em Setembro de 1997, durante o XXVIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia, foi eleita a nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Glaucoma:

Presidente: Dr. Riuitiro Yamane
Vice-presidente: Felício Aristóteles da Silva
Secretária Geral: Mara Lúcia Fontes
Segundo Secretário: Dr. Marcelo Palis Ventura
Tesoureiro: Dr. Adroaldo de Alencar costa Filho
Segundo Tesoureiro: Dr. Sérgio Meirelles

Comissão de ética e Consultoria:
Geraldo Vicente de Almeida e Dr. Ítalo M. Marcon

Comissão Fiscal:
Alberto Jorge Betinjane e Dr. Roberto Galvão


VIII Simpósio

Programa Oficial do VIII Simpósio da SBG

Programa Oficial do VIII Simpósio da SBG

Para o Simpósio foi constituída a Comissão Organizadora: além da Diretoria da Sociedade, os Drs. José Francisco Pinheiro Dias, Maria Elisa Katayama, Mauro Albuquerque e Ralph Cohen.

A Comissão Científica foi composta pelos Drs. Homero Gusmão de Almeida, José Carlos Reys, Paulo Augusto de Arruda Mello, Remo Susanna Jr. e Sebastião Cronemberger.

Um marco importante desta diretoria foi a criação do Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Glaucoma: O GLAUCOMA. Foram publicados 4 números, todos com grande esmero e qualidade. Os editores responsáveis foram os Drs. Riuitiro Yamane, Marcelo Palis Ventura e José Francisco Pinheiro Dias. Foram divulgados inúmeros trabalhos nacionais e estrangeiros e também as tendências do estudo e pesquisa na glaucomatologia.

O VIII Simpósio da Sociedade Brasileira de Glaucoma, realizado no Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 5 de junho de 1999, foi um sucesso absoluto.

Os convidados internacionais foram os Drs.:

Robert Weinreb (USA)
Harry Quigley (USA)
Robert Hichtings (Inglaterra)
Neville Osborne (Inglaterra)
Marcelo Nicolela (Canadá)

O Dr. Riuitiro Yamane fez uma homenagem a todos os ex-Presidentes da Sociedade Brasileira de Glaucoma, num sensível gesto de reconhecimento pelo inestimável trabalho prestado à Sociedade.

A Conferência Nassim Calixto foi proferida pelo Dr. Ítalo M. Marcon e a conferência Celso Antônio de Carvalho pelo Dr. Remo Susanna Jr., que foram homenageados pelo Simpósio.A Diretoria da Sociedade Brasileira de Glaucoma inovou mais uma vez quando, ao final de sua gestão doou para os Serviços de Glaucoma dos Cursos de Especialização credenciados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e pertencentes a Instituições de Ensino Superior o que foi denominado “Kit Glaucoma”: um conjunto com 01 tonômetro portátil modelo Perkins, 01 lente de Goldman para Gonioscopia e 01 lente de 78D para  Oftalmoscopia à Lâmpada de Fenda.

Os Cursos oferecidos, além do já tradicional Curso Básico de Glaucoma, foram:


Publicações

1ª edição do Boletim Informativo "O Glaucoma" da SBG

1ª edição do Boletim Informativo “O Glaucoma” da SBG

2ª edição do Boletim Informativo "O Glaucoma" da SBG

2ª edição do Boletim Informativo “O Glaucoma” da SBG

img-nona-06

3ª edição do Boletim Informativo “O Glaucoma” da SBG

4ª edição do Boletim Informativo "O Glaucoma" da SBG

4ª edição do Boletim Informativo “O Glaucoma” da SBG

 


Galeria de Fotos